sábado, 9 de fevereiro de 2008

iNFLUÊNCIA PORTUGUESA NA ELEVAÇÃO DO NÍVEL MATEMÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Zaluar Nunes (dir.), ?, Ruy Luís Gomes e José Morgado e alunos estagiários e bolseiros do IFM no quintal do Instituto.(entre 1962 e 1966?). Falta Pereira Gomes


Influência Portuguesa na Elevação do Nível Matemático da Universidade Federal de Pernambuco











1. Uma Conferência de Paul Langevin sobre “O Problema da Cultura Geral”

Nesta conferência de Paul Langevin, apresentada ao Congresso de Nice em 1932, publicada em Outubro do mesmo ano em “Pour l’Ère Nouvelle”, pode ler-se o seguinte:

«A verdadeira cultura geral é a que abre o homem a tudo o que não se limite a ele próprio, a tudo o que ultrapasse o círculo estreito da sua especialidade.

Aquilo a que aspiramos sob o nome de cultura viva e humana é a consciência dos vínculos recíprocos entre as diversas actividades passadas e presentes, para preparação do futuro, do parentesco dos espíritos e da fraternidade das obras, é aquilo que dá sentido tão vasto como a própria sociedade ao menor dos esforços, um significado humano à actividade mais humilde. Compreender os outros, saber sair de si e do seu egoísmo para se colocar no ponto de vista dos outros, apreender as suas necessidades, colaborar na sua tarefa como obra comum não será um dos aspectos essenciais da vida moral e social? Essa virtude da humanidade não deveria ser o produto natural e principal das “humanidades”, se querem merecer tal nome?»

  1. Fascismo contra a cultura

É conhecida uma declaração de um dirigente nazi no sentido de que, quando alguém lhe falava em cultura, ele puxava logo pela pistola.

O comportamento de dirigentes fascistas com respeito à cultura, quer se trate de alemães, italianos ou portugueses, é essencialmente o mesmo: puxando ou não puxando pela pistola, é um comportamento hostil.

Em todos os países onde o fascismo alcançou o poder, instalou-se a violência e desencadeou-se uma onda de perseguição contra os professores, sobretudo contra aqueles que entendem que é um dever ajudar os alunos a adquirir espírito crítico e autonomia mental. Ora os governantes fascistas não estão interessados em que os jovens adquiram espírito crítico e autonomia mental.

Como Every Schatzman escreveu no seu livro “La Science Menacée” (pag. 165),

«Um ensino da ciência que não ensine a pensar, não é um ensino da ciência, é um ensino da submissão»

De facto, um governo ditatorial não está interessado em que os estudantes aprendam a pensar, mas está interessado em que os estudantes aprendam a obedecer. Assim, o tipo de ensino consentido pelos fascistas era um ensino da submissão.

Vem a propósito lembrar que, no livro de Victor Farias intitulado “Heidegger e o Nazismo” (p. 120), alude-se a uma conversa entre Karl Jaspers (que estudou direito na República Federal Alemã) e Martin Heidegger (filósofo alemão, professor universitário e reitor da Universidade de Freiburg). Esta conversa teve lugar em Junho de 1933. A certa altura, Jaspers perguntou:

«Como pode V. pensar que um homem tão inculto como Hitler pode governar a Alemanha?»

E o fervoroso nazi Heidegger respondeu:

«A cultura não tem importância» (!)

  1. Os nazis e o campo de educação que pretendiam para a juventude

Esta resposta de um reitor de uma Universidade dá bem a ideia do “respeito” que a ciência e a cultura mereciam dos fervorosos nazis!

O que os nazis pretendiam fazer no campo da educação da juventude está bem patente na declaração de Hitler ao antigo Presidente do Senado de Dantzig, Hermann Rauschnigg:

«Eu quero uma juventude brutal, imprecisa, impávida e cruel» (!)

O desrespeito de Hitler pela palavra dada e a falta de consideração pelos trabalhadores estão bem visíveis no que se passou logo que Hitler alcançou o poder. Assim, no dia 1 de Maio de 1933, foi organizada em Berlim uma primeira grande Festa do Trabalho. Hitler declarou-se, nessa festa, defensor dos operários. No dia seguinte, são suprimidos todos os sindicatos e os seus bens são confiscados!

Muitos exemplos de Hitler foram admirados, ou mesmo seguidos, pelo fascismo italiano e pelo fascismo português.

Em Outubro de 1939, as Universidades alemãs, com excepção das de Berlim, Munique, Iena e Viena, estavam encerradas pelos nazis.

Muitos cientistas italianos foram expulsos das Universidades.

Em Portugal, a propaganda do analfabetismo e as acções contra os professores começaram logo a seguir ao 28 de Maio e agravaram-se depois, quando Salazar assumiu a chefia do governo. Em 1926, foi instituída a censura à imprensa e, em 1926-1927, foram presos e deportados para o ultramar algumas centenas de portugueses.

João Ameal, autor de uma História de Portugal, proclamou:

«Portugal não precisa de escolas (…). Ensinar o povo a ler é corromper o atavismo da raça.» (!)

Salazar, num discurso proferido na Liga 28 de Maio, em Maio de 1935, declarou a certa altura:

«Considero mais um mal que um bem, ensinar o povo a ler, sem preparação moral.»

Numa entrevista a António Ferro, em 1933, Salazar afirmou:

«Considero (…) mais urgente a constituição de vastas elites do que ensinar o povo a ler. É que os grandes problemas nacionais têm de ser resolvidos, não pelo povo, mas pelas elites enquadrando as massas.»

O deputado Dinis da Fonseca, na discussão realizada, sobre a Reforma do Ensino Primário, entendeu que a 4ª classe primária não é necessária para a habilitação ao ensino secundário!

O jornalista Costa Brochado, no jornal situacionista “A Verdade”, declarou que tínhamos Universidades a mais (nessa altura, havia apenas três!).

Em 13 de Maio de 1935, foi publicado o decreto nº 25.317, ao abrigo do qual podiam ser demitidos funcionários públicos, sem quaisquer formalidades prévias. Foi invocando este decreto que, em 1935, foram demitidos os professores universitários Sílvio Lima, Aurélio Quintanilha, Rodrigues Lapa, Abel Salazar, Norton de Matos (então professor do Instituto Superior Técnico) e os professores primários Jaime Carvalhão Duarte, Bernardino José da Costa Amaral e Manuel da Silva.

Em 1936, o Estado Novo encerrou as Escolas Normais, impedindo a formação de professores primários, quando a percentagem de analfabetos maiores de 7 anos era superior a 50%. As Escolas Normais só voltariam a funcionar em 1942!

O ensino primário foi reduzido de 4 para 3 anos!

Em 1937, o governo fascista acabou com as escolas oficiais de ensino infantil. Este ensino passou a ser um privilégio da classe que podia pagá-lo.

Em 15 de deste mesmo ano, o artigo de fundo do jornal Escola Portuguesa proclamava:

«Não nos é lícito ensaiar, na actividade docente, ideias que não se coadunam com as que têm presidido ao renascimento da Pátria sob a égide do Estado Novo.» (…).

O artigo de fundo do mesmo jornal, de 13 de Maio de 1937, tinha por título uma frase de Carneiro Pacheco (o mesmo minitro que encerrou as Escolas Normais), que dizia o seguinte:

«De ora avante não haverá nas Escolas Portuguesas nem um professor nem um aluno comunista» (!)

As professoras primárias, para se casarem, passam a precisar de autorização do ministro da Educação Nacional, por decreto de 24 de Novembro de 1936 (!)

A escritora Virgínia de Castro e Almeida, numa altura em que havia 75% de analfabetos, escreveu no jornal “O Século”:

«A parte mais linda e mais saudável da alma portuguesa reside nesses 75% de analfabetos» (!).

Alfredo Pimenta escreveu no jornal “A Voz” o seguinte:

«Ensinar o povo a ler e a escrever, para tomar conhecimento das doutrinas corrosivas de panfletários sem escrúpulos, ou de facécias mal cheirosas que, no seu beco escuro, vomita todos os dias qualquer garoto da vida airada ou das mentiras criminosas dos foliculários políticos – é inadmissível. Logo, concluo eu, para a péssima educação que possui e para a natureza da educação que lhe vão dar – o povo português já sabe demais (!...)»

Em 1937, são extintas as escolas oficiais infantis; deste modo, o ensino infantil passou a ser um privilégio da classe endinheirada!

Em 1936, são encerradas as Escolas Normais, que só serão reabertas em 1942. Numa altura em que havia mais de 50% de analfabetos, o encerramento das Escolas de formação de professores primários, juntamente com a criação dos chamados postos escolares, onde a escolaridade obrigatória é reduzida de 4 para 3 anos, significa, quer se queira quer não, uma defesa oficial do analfabetismo!

A expulsão de professores dos vários graus de ensino, as deficiências de meios pedagógicos em muitas das escolas existentes, as restrições à independência mental dos professores, as restrições impostas à liberdade de associação de estudantes, tudo isto concorreu para desprestigiar o trabalho dos professores e o trabalho dos estudantes.

Tudo isto concorreu para aumentar o isolamento do nosso País.

Note-se que, em meados do século XVI, tendo em consideração as obras matemáticas de Pedro Nunes (Alcácer do Sal, 1502 – Coimbra 1578) e as actividades desenvolvidas pelos escritores, poetas, historiadores e cientistas portugueses, Gil Vicente,Bernardim Ribeiro, Luís de Camões, Garcia de Resende, Damião de Gois, Frei Agostinho da Cruz, Frei Heitor Pinto, Frei Amador Arrais, Fernão Lopes, João de Barros, Gaspar Correia, Diogo do Couto, Fernão Mendes Pinto, Fernão de Oliveira, Jerónimo Osório, Jorge Ferreira de Vasconcelos, Duarte Pacheco Pereira, Garcia de Orta, não se poderá dizer que estávamos grandemente atrasados com respeito aos outros Países Europeus, na produção literária, histórica ou científica.

O século XVII foi um século particularmente fecundo em vários domínios científicos, especialmente matemáticos. Basta atender a que, entre os cientistas de então, figuram os cientistas: John Neper (1550 – 1617), Thomas Harriot (1560 – 1621), William Oughtred (1571 – 1630), Galileo Galilei (1564 – 1643), Johann Kepler (1571 – 1630), Blaise Pascal (1623 – 1662), René Descartes (1596 – 1650), Isaac Newton (!642-1727), Gérard Désargues (1593 – 1662), Pierre Fermat (1601-1665), christian Huygens (1629 – 1695), Gottfried Leibniz (1646-1716).

Ora, neste conjunto de nomes, não figura nenhum nome português nem nenhum nome espanhol – sinal claro de que os povos ibéricos viviam isolados dos outros povos, incluindo povos portugueses e povos espanhóis.

  1. Acções de matemáticos e de outros cientistas contra o isolamento

O Professor Alfredo Pereira Gomes foi uma das primeiras vítimas da ofensiva anti-universitária desencadeada pelo governo fascista de Salazar, em 1946-1947.

De facto, Alfredo Pereira Gomes, realizou o seu doutoramento em Matemática, no ano de 1946, na Universidade do Porto. O tema da sua tese foi «Funcionais em espaços sem pontos» e despertou grande interesse, não apenas ao matemático ruy Luís Gomes, membro do júri encarregado de se pronunciar sobre a tese, mas também despertou grande interesse ao matemático francês Jean Dieudonné, ao matemático brasileiro Leopoldo Nachbin, além de outros.

Alfredo Pereira Gomes, no seu artigo datado de Outubro de 1993, intitulado “Recordando Leopoldo Nachbin (falecido em 3 de Abril de 1993)”, informa que, segundo o testemunho de Jean Dieudonné, o matemático português António Aniceto Monteiro expôs o conteúdo da tese de Pereira Gomes no Seminário realizado na Universidade do Brasil, do Rio de Janeiro, onde exercia funções docentes.

Os dois amigos, Leopoldo Nachbin e Pereira Gomes estabeleceram relações de muita amizade no convívio criado no 1º e 2º Colóquios Brasileiros de Matemática, realizados em Poços de Caldas, em 1957 e 1959, respectivamente.

Tais colóquios congregaram grupos de matemáticos provenientes dos principais Centros Universitários Brasileiros.

Nesses colóquios, a par de um trabalho muito sério, sessões houve em que o bom humor não faltou. Numa dessas sessões bem humoradas, Leopoldo Nachbin foi designado “O Papa da Matemática Brasileira”, o que muito o divertiu e agradou.

Embora a tese de Pereira Gomes fosse considerada de alto nível por matemáticos de grande valor, o governo fascista de Salazar impediu Alfredo Pereira Gomes, não só de exercer funções docentes, mas de exercer quaisquer funções públicas!

Graças, porém, ao notável Curriculum Vitae de Pereira Gomes, em fins de 1950, foram procuradas por Newton Maia, Professor Brasileiro de Matemática, da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco, que, por sugestão de Leopoldo Nachbin, se deslocou a França, onde trabalhava Pereira Gomes, para lhe propor um contrato de professor que iniciasse e orientasse um Departamento de Matemática, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Esta Faculdade havia sido criada recentemente pela Universidade Federal de Pernambuco.

A Universidade de S. Paulo tinha, durante a década de 30, importado professores, com o objectivo de fundar departamentos científicos na sua Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Newton Maia recebera a incumbência do Reitor da Universidade do Recife, Joaquim Amazonas, de contratar três professores universitários, preferentemente de língua portuguesa, com o fim de alcançar, para a Universidade do Recife, o mesmo objectivo que, na década de 30, a Universidade de S. Paulo pretendeu alcançar para si própria.

Após algumas hesitações, o Professor Alfredo Pereira Gomes aceitou a proposta de contrato oferecida pelo Reitor Joaquim Amazonas, por intermédio do Professor Newton Maia, com início em 1 de Janeiro de 1953.

Como julgaram necessários, pelo menos três professores de língua portuguesa, para fundar e pôr a funcionar um Departamento de Matemática, Pereira Gomes lembrou-se do Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia, Manuel Augusto Zaluar Nunes e do professor assistente da Faculdade de Ciências de Lisboa, Marques da Silva, ambos perseguidos pelo governo fascista de Salazar e expulsos da actividade docente.

Marques da Silva mostrou não estar interessado em ir trabalhar para o Recife. Zaluar Nunes respondeu imediatamente, afirmando que, se Pereira Gomes aceitasse o contrato para trabalhar em Recife, então também ele aceitaria um tal contrato.

A carreira de professor universitário, para Zaluar Nunes, começou bastante cedo. De facto, Zaluar Nunes foi nomeado 2º assistente do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, em 31 – 10 – 1928, quando ainda era estudante. Em 1930 concorreu ao lugar de 2º assistente do 2º grupo da 1ª Secção da Faculdade de Ciências de Lisboa e foi nomeado assistente livre. Em 1931-1932, prestou serviço nos cursos práticos de Análise Superior, Geometria Projectiva, Geometria Superior e Complementos de Álgebra. Em Novembro de 1933 obteve, da Junta Nacional de Educação uma bolsa de estudos que lhe permitiu frequentar a Faculdade de Ciências de Paris, até fins de Agosto de 1937, onde trabalhou sob a orientação de Maurice Fréchet e Darmois, no Instituto Henri Poincaré e no Instituto de Estatística da Universidade de Paris.

No seu regresso a Portugal, Zaluar Nunes retomou a sua actividade como professor da Faculdade de Ciências de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.

No período 1937 – 1940, reforçou-se a luta contra o isolamento. Assim, Zaluar Nunes e António Monteiro, que foram companheiros em Paris, na qualidade de bolseiros, com Bento Caraça e outros, conseguiram formar um grupo de professores jovens e de recém licenciados, dispostos a trabalharem para a renovação e expansão dos estudos matemáticos em Portugal, promovendo na Universidade de Lisboa e, depois, na do Porto, cursos de modernização do estudo da Matemática e procuraram formar investigadores. Zaluar Nunes revelou um interesse muito especial pelas duas revistas: Portugaliae Mathematica e Gazeta Matemática. Sem a dedicação de Zaluar Nunes, é quase certo que não seria possível manter as duas revistas, sobretudo após a saída (de Portugal) de António Monteiro.

Zaluar foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Matemática, seu presidente em 1947, fundador do Instituto dos Actuários Portugueses. Foi nomeado professor auxiliar contratado da Faculdade de Ciências de Lisboa e professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia, donde foi expulso em 1947, por motivos políticos, juntamente com vinte docentes universitários.

A expulsão destes 21 docentes foi mais um poderoso golpe a favor do isolamento que tanto prejudicou o nosso país; foi a favor do crescimento do nosso atraso científico, especialmente do nosso atraso matemático.

Como ensinou Gomes Teixeira,

«Nada há mais prejudicial para a ciência de um povo, do que o seu isolamento no meio da ciência dos outros povos».

O isolamento foi também condenado por Pedro José da Cunha (o primeiro presidente da direcção da Sociedade Portuguesa de Matemática), que no seu trabalho, “Bosquejo Histórico das Matemáticas em Portugal”, datado de 1929, escreveu o seguinte:

«O avanço científico dum povo só é possível, quando os seus intelectuais estão em contacto permanente com os das nações civilizadas. Precisam manter-se em dia com os novos horizontes que se descobrem, com as novas teorias que se apresentam a explicá-los, com os novos métodos de trabalho que se ensaiam, com a nova orientação que se imprime às investigações. Precisam, numa palavra, conhecer o esforço e o êxito alheios para deles colher lição e ensinamento.»

Até meados do século XIX, não se tinha criado uma tradição de ensino da Matemática em Portugal. Como observou Alexandre Herculano, no seu trabalho intitulado «Da Escola Politécnica e do Colégio dos Nobres», incluído no tomo VIII dos Opúsculos,

«Não era, pois, entre nós, a matemática mais que uma enxertia, uma excepção ou antes, uma aberração das tendências literárias do país»

Nesse mesmo trabalho, Herculano refere-se à fundação do Instituto de Ciências Físicas e Matemáticas (IFM), por Rodrigo da Fonseca Magalhães, em 7 de Novembro de 1835. Fonseca Magalhães foi alvo de muitos ataques, o que naturalmente provocou o seu afastamento da Pasta do Reino, tanto mais que, para o seu lugar foi depois nomeado Luís da Silva Mourinho de Albuquerque, de quem um dos seus primeiros actos foi suspender o Instituto de Ciências Físicas e Matemáticas e suspender a reforma do ensino primário que Fonseca Magalhães havia projectado.

Alexandre Herculano, que era também contra o isolamento escreveu no tomo VIII dos seus Opúsculos:

«Quanta ignorância, quanto pedantismo, quanta preguiça, quanta incapacidade havia na nossa terra, tudo gemeu, tudo gritou e grasnou insultos (…). Não houve remédio: a campa caiu sobre a física, a química, a botânica, a matemática, a astronomia.»

  1. Uma iniciativa do Professor Ruy Luís Gomes

A luta contra o isolamento português conduziu naturalmente os cientistas portugueses a realizarem conferências científicas, a assistirem a conferências científicas realizadas por colegas seus; conduziu cientistas portugueses a contactarem mais ou menos intensamente com outros cientistas interessados em algum tema das conferências feitas. Conduziu a eliminar ou, pelo menos, a reduzir o isolamento que se tinha estabelecido entre os cientistas portugueses e também entre os cientistas portugueses e cientistas estrangeiros.

Por iniciativa do Professor Ruy Luís Gomes, manifestada numa exposição que dirigiu em 11 de Outubro de 1941 ao Professor Celestino da Costa, Presidente do Instituto para a Alta Cultura (IAC), foi criado, em Fevereiro de 1942, o Centro de Estudos Matemáticos do Porto. Do primeiro plano de trabalhos do Centro constam os planos individuais de Luís Neves Real, Manuel de Barros, Manuel Miranda, Almeida Costa e Ruy Luís Gomes. Cada plano contém o programa de um curso e o enunciado de um mais problemas de investigação. Contém também um curso intitulado Funções de Conjunto e seus Invariantes, a ser ministrado por António Monteiro. O plano de trabalho do ano seguinte contém o plano de um novo trabalhador do Centro, a saber, Alfredo Pereira Gomes, que se propôs, além do mais, a redigir um curso, precisamente o curso a ser ministrado por António Monteiro, “Funções de Conjunto e seus Invariantes” a que atrás nos referimos; e o curso a ser também ministrado por António Monteiro, intitulado “Introdução ao Estudo da Noção de Função Contínua”. O curso foi publicado em 1944, nº 8 da Colecção de Publicações do Centro. Foi muito usado por estudantes e licenciados, na década de 40, para efeitos de melhorarem a sua preparação matemática.

A hostilidade da ditadura salazarista não conseguiu impedir a continuação da luta contra o isolamento matemático.

Tinha razão António Monteiro, quando declarou:

«Quando os matemáticos portugueses, sem serem solicitados, sem serem forçados, mas animados do grande desejo de servir a Nação, fundaram a Junta de Investigação Matemática, disseram ao País: para cumprir os nossos deveres, estamos presentes

A Junta de Investigação Matemática promoveu a realização de palestras lidas ao microfone da Rádio Clube Lusitânia, cujo proprietário, Júlio Nogueira, colaborou enquanto pode com a Junta. Os autores das palestras então divulgadas foram Ruy Luís Gomes, António Monteiro, Branquinho de Oliveira, Fernando Pinto Loureiro, José Antunes Serra, António Júdice, Armandro Castro, Carlos Teixeira, Flávio Martins e Corino de Andrade.

Nos outros graus de ensino, houve também professores que foram afastados do ensino e houve licenciados impedidos de se profissionalizarem, em consequência de simples informação da PIDE. Foram proibidas as actividades da Sociedade portuguesa de Matemática em todas as dependências do chamado Ministério da Educação Nacional. Vários professores viram-se obrigados a mudar de profissão e outros viram-se obrigados a aceitar convites para irem ensinar em Universidades estrangeiras, a fim de poderem continuar a trabalhar na profissão escolhida.

  1. Outras iniciativas do Professor Alfredo Pereira Gomes

Por iniciativa do Professor Alfredo Pereira Gomes, foi também contratado, em 1960, para trabalhar em Matemática, no Recife, José Morgado, que tinha sido assistente do Professor Zaluar Nunes, no Instituto Superior de Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa).

Zaluar Nunes e José Morgado tinham também sido expulsos por motivos políticos, em 18 de Junho de 1947. José Morgado era assistente das cadeiras de Matemática Gerais e de Cálculo Infinitesimal e das Probabilidades. Alfredo Pereira Gomes escreveu um importante artigo intitulado “A Contribuição de Matemáticos Portugueses para o Desenvolvimento da Matemática no Brasil” (artigo incluído em “II Encontro Luso – Brasileiro de História da Matemática, e em II Seminário Nacional de História da Matemática”, Águas de S. Pedro – 23 a 26 de Março de 1997, São Paulo – Brasil). Nesse artigo, A. Pereira Gomes escreveu o seguinte:

«Por minha conta e risco, tomei a iniciativa de convidar José Morgado para vir ensinar na Universidade de Pernambuco e, ao mesmo tempo, convidei um outro companheiro Laureano Barros, distintíssimo colega de curso de Morgado, também afastado autoritariamente das funções universitárias que vinha exercendo. Laureano recusou por motivos familiares, mas José Morgado aceitou o convite e tratava-se de dar execução. Da parte da Universidade de Pernambuco, não encontrei senão facilidades, mas a qualidade de militante político activo, na oposição ao regime de Salazar, tornou as coisas morosas e difíceis do lado português.

Recordo-me de que, em dado momento, escrevi uma carta pedindo cooperação ao Vice-Cônsul do Brasil no Porto. E quando, enfim, no início de 1960, se anunciou a vinda de José Morgado para o Recife, produziram-se dois acontecimentos insólitos:

Fui chamado ao Consulado de Portugal e o Cônsul pretendia que eu assinasse o compromisso “de que o Sr. Dr. José Morgado não viria fazer política no Recife.

Respondi-lhe prazenteiramente:

“Oh! Sr. Cônsul, eu nem a meu respeito assinaria um compromisso desses! Mas peço-lhe que me diga, sinceramente, se, durante estes sete anos, a minha actuação e a do professor Zaluar Nunes melhoraram ou pioraram a imagem de Portugal no Brasil. Ele acabou por concordar que era preferível arriscar …»

No mesmo artigo, Pereira Gomes afirmou:

«O núcleo de portugueses e os seus discípulos e colaboradores tornavam-se notados, nomeadamente em Portugal, onde a Gazeta de Matemática (nº 79/80, Abril/Setembro de 1960) informava: “A Universidade do Recife contratou, em 1960, o matemático português Prof. José Cardoso Morgado Júnior.” E a seguir : Nos dias 16 e 17 de Dezembro de 1959, o Prof. Manuel Zaluar Nunes, da Universidade do Recife, realizou duas conferências na Escola Politécnica da Paraíba (Campina Grande) intituladas: “O Ensino do Cálculo Numérico nas Escolas de Engenharia”. No Instituto de Física e Matemática, estão sendo ministrados os cursos: 1) “Álgebra Moderna”, pelo Prof. José Morgado; 2) “Teoria Espectral das Álgebras Normadas”, pelo Prof. Pereira Gomes; 3) “Cálculo das Probabilidades e Estatística Matemática” pelo Prof. Zaluar Nunes; 4) “Álgebra Linear” pelo Prof. Roberto Ramalho;5) “Análise Funcional” pelo Prof. Jónio Lemos.

Algumas das mais importantes exposições então realizadas couberam ao Prof. Hugo Batista Ribeiro, contratado por um mês (Julho de 1960); veio ministrar o curso: “Teoria dos Grupos Abelianos: noções, métodos e resultados fundamentais dessa teoria e desenvolvimentos análogos para a Álgebra Universal”. Realizou ainda um seminário sobre a Teoria dos Modelos, o Cálculo de xxxxx e a Álgebra Universal

  1. Acção da PIDE contra o Prof. Ruy Luís Gomes

Ruy Luís Gomes, como muitos outros cidadãos portugueses, só pôde regressar a Portugal, depois da revolução vitoriosa do 25 de Abril.

Uma vez em que um seu amigo – o arquitecto Lobão Vital – estava gravemente doente, Ruy Luís Gomes resolveu vir Recife a Portugal para visitar o seu amigo doente e visitar a sua família. A PIDE impediu Ruy Luís Gomes de sair do aeroporto de Lisboa e meteu-o num avião para Paris. A PIDE procedeu deste modo, numa altura em que, o Consulado Português do Recife só fornecia passaportes considerados válidos e, para a PIDE , um passaporte era considerado válido, somente se se destinasse a uma viagem ao Brasil ou ao regresso de uma tal viagem.

O regresso dos exilados, especialmente do Prof. Ruy Luís Gomes foi reclamado pela Oposição Democrática, quer em documentos que a Oposição Democrática correu o risco de divulgar, quer em manifestações populares que as autoridades perseguiam violentamente.

Nas prisões ou fora delas, sempre o Prof. Ruy Luís Gomes trabalhou pela Matemática, trabalhou pela Democracia, trabalhou contra o dogmatismo no ensino.

Na verdade, o Prof. Ruy Luís Gomes, tendo embora admiração por alguns resultados obtidos pelo investigador Louis de Broglie, no sentido de que,

«O ensino é, por sua própria natureza, de tendência dogmática».

Ruy Luís Gomes e Paul Langevin, tiveram, a respeito do ensino, posições muito parecidas.

Vem a propósito lembrar que o cientista Henri Wallon, além de ser médico, também se formou em letras e especializou-se em Psicologia Infantil. Foi Professor de Psicologia na Sorbonne, no Collège de France e na Université de Cracovie. Criou e dirigiu o Laboratório de Psicologia do Instituto de Orientação Profissional e em colaboração com Paul Langevin, elaborou um projecto de reforma do ensino em França., em 1944, ano em que fez parte do Governo de Libertação da França.

Paul Langevin, grande físico francês, publicou mais de 100 trabalhos de investigação e divulgação de Física.

Henri Wallon disse o seguinte, a respeito de Paul Langevin:

«É impossível separar, em Langevin, o físico do filósofo, o filósofo do cidadão, o cidadão do educador.»

Afigura-se-nos que, com respeito a Ruy Luís Gomes, poderíamos afirmar algo muito semelhante:

«É impossível separar, em Ruy Luís Gomes, o matemático do intelectual, o intelectual do cidadão e o cidadão do educador.»

Há pouco aludimos a que Ruy Luís Gomes tinha admiração por alguns resultados obtidos por Louis de Broglie. De facto, dos 67 ou mais trabalhos de investigação e divulgação, publicados por Ruy Luís Gomes, há pelo menos 2, que terão sido influenciados por resultados obtidos por Louis de Broglie, a saber:

“Quelques Considérations sur L’Équation Fondamental de la Nouvelle Conception de la Lumière, de Louis de Broglie” e “Sur la Propriété de L’Opérateur H de Louis de Broglie”,

ambos publicados em 1935, no jornal Rendiconti della Acad. Naz Dei Linci.

Ruy Luís Gomes, à opinião de Broglie, preferiu sempre a opinião de Karl von Humboldt (1767 – 1815), que defendia o seguinte:

1) A investigação científica e o ensino devem estar ligados o mais intimamente possível;

2) Para o completo desenvolvimento da Ciência, é necessária a cooperação de três organismos fundamentais: Academias, Universidades e Institutos de investigação relativamente autónomos.

Note-se que ambos os investigadores e professores, Langevin (1872 – 1946) e Ruy Luís Gomes (1905 – 1984), vivendo em épocas diferentes, lutaram, cada um à sua maneira, contra o dogmatismo no ensino. Ambos desenvolveram notável acção pedagógica, não só nas aulas, mas também fora delas. Esta conclusão pode ser obtida , lendo alguns trabalhos, por exemplo:

de Paul Langevin, recomenda-se a leitura das conferências que fez no Museu Pedagógico, especialmente “O valor Educativo da História das Ciências”, publicado, por exemplo, no seu livro “Pensamento e Acção”;

de Ruy Luís Gomes, recomenda-se a leitura do seu livro “Problemas de Investigação e História”, especialmente “O Valor Social da Investigação Científica”, palestra lida ao microfone da Rádio Clube Lusitânia (6 – 5 – 1944), artigo que termina pelas seguintes afirmações:

«- A investigação científica é hoje um factor essencial de qualquer organização de interesse colectivo;

- A função de investigador tem o carácter permanência de qualquer outra função de interesse social e assim deve ser encarada, tanto pelo Estado como pelos particulares;

- A ciência não se poderá desenvolver em boas condições de continuidade e eficiência, sem entrar em íntima colaboração com a indústria, fornecendo-lhe resultados e recebendo em troca sugestões para novos problemas;

- A Universidade não pode justificar a sua existência, a indústria não pode justificar os seus lucros, senão na medida em que, factores essenciais da economia da Nação, se tornem elementos activos e conscientes de uma elevação do nível de vida do povo português.»

O volume termina com um belo artigo do Professor Luís Neves Real, intitulado “Nota acerca do Professor Ruy Luís Gomes como Professor Universitário e Cientista” e com um excelente artigo do Professor Óscar Lopes em que enaltece a actividade científica, pedagógica e cultural do Professor Ruy Luís Gomes.

  1. Evolução do IFM

A partir de 1960, intensificam-se as actividades matemáticas e físicas extracurriculares em complementação às dos programas habituais, facilitando-se naturalmente a realização de estudos pós-graduação. Como pode ler-se no artigo de Fernando Cardoso, intitulado “Ruy Luís Gomes – Um Matemático Português no Recife”, em 1960, Pereira gomes foi designado membro do Conselho Director do Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e, em 1961, Pereira Gomes e José Morgado foram indicados como membros do Conselho Consultivo do Instituto Central de Matemática da recém fundada Universidade de Brasília.

Intensificaram-se naturalmente as ligações do IFM com os vários centros matemáticos do Brasil. Grande número de matemáticos a caminho de diferentes centros matemáticos aproveitou a oportunidade de fazer alguma conferência em Recife.

Assim aconteceu com Arnoud Denjoy, do Instituto de França, Roger Godement, da Universidade de Paris e François Bruchat da Universidade de Nancy. Godement e Bruchat deixaram resumos redigidos das respectivas conferências, que incluem algo (sobre Variedades Diferenciais e sobre Álgebras de Lie, Grupos de Lie e Aplicações respectivamente)

Estes textos foram publicados como os números 2 e 3 da colecção “Testos de Matemática”, iniciada em 1955 por Pereira Gomes.

Em 1967, teve início o Mestrado em Matemática, por iniciativa dos professores Ruy Luís Gomes e José Morgado. Em 1970, o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) reconheceu a Universidade Federal de Pernambuco (UNPe) como Centro de Excelência para o Mestrado em Matemática; em 1979 o Mestrado foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação e a primeira avaliação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), feita em 1980, atribuiu ao Mestrado o conceito A, o mais alto possível, conceito que vem sendo mantido desde então. De 1967 até Dezembro de 19999 foram formados (de acordo com o artigo de Fernando Cardoso acima referido) cerca de 133 mestres dos quais mais de 30 concluíram o doutoramento.

José Morgado