quinta-feira, 25 de outubro de 2007

No 75º Aniversário do Partido Comunista Português

Amigos!

É com grande prazer e com grande emoção que saudamos o 75º aniversário do Partido Comunista Português.
Recordamos, neste momento, muitas e abnegadas lutas desencadeadas pelo Partido Comunista Português, durante os duros anos da ditadura de Salazar e de Caetano - lutas pelas liberdades democráticas, pelo pão e pelo trabalho, pela independência nacional e pela paz. Recordamos também, neste momento, muitos amigos e companheiros que já não vivem e prestamos sentida homenagem à memória dos patriotas que perderam a vida na luta contra o fascismo.
Admiramos a rica experiência de luta do Partido Comunista Português e a sua longa experiência de mobilização popular para luta por um futuro melhor para a nossa pátria.
Admiramos a rica experiência de luta do Partido Comunista Português para encontrar consensos em torno dos quais se uniram e se unem democratas de tendência diversas, para uma luta comum. Tal capacidade provém naturalmente da seriedade de convicções dos comunistas portugueses e do seu respeito pelo direito à diferença, isto é, provém da aliança entre convicções sérias, não sectárias, e o respeito pelo direito à diferença de opiniões sérias, ponderadas, de outros democratas.
Admiramos a capacidade do Partido Comunista Português para aprender com a experiência das grandes realizações e conquistas, aprender com as vitórias e com as derrotas, quer suas quer alheias. De tais realizações e conquistas, de tais vitórias e derrotas, o Partido Comunista Português te colhido uma preciosa lição que tem sido, e pode eventualmente voltar a ser, traduzida criativamente numa nova demarcação de objectivos, de acções a desenvolver, sempre com salvaguarda da fidelidade ao seu princípio fundamental: a construção, em Portugal, de uma sociedade socialista.
Saudamos a fidelidade do Partido Comunista Português ao seu princípio fundamental, que consiste na construção, em Portugal, de uma sociedade socialista.
Há quem confunda (ou pretenda que se confunda) a fidelidade dos comunistas portugueses a este princípio fundamental, com dogmatismo, inacapacidade de discussão. Ora o Partido Comunista Português não é dogmático; tem sabido encontrar respostas adequadas para as novas situações que têm surgido e não recusa - pelo contrário, procura - discutir, com democratas não comunistas, os problemas com que o povo português se depara.
Estas confusões são, muitas vezes, provocadas, inconscientemente ou não, por quem não tem sido, na sua vida política, muito fiel aos princípios que proclama ...
Ao contrário, talvez, do que alguns esperavam ou desejavam, o Partido Comunista Português não meteu, não mete, nem meterá o comunismo na gaveta ...
O Partido Comunista Português não mudou de nome, não e não mudará, quando surgiram, surgem ou surgirão novas dificuldades, em Portugal ou onde quer que seja: não ignora as dificuldades, enfrenta-as, estuda-as e acaba por vencê-las!
O Partido Comunista Português respeita muito e até se orgulha do nome que tem: é comunista e é português.
Por isso mesmo, redobramos aqui as nossas saudações!

Viva o 75º aniversário do Partido Comunista Português!

José Morgado