quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Homenagem a Óscar Lopes

Homenagem a Óscar Lopes

Amigos

Recebi do Conselho Português para a Paz e Cooperação a incumbência de o representar nesta homenagem nacional a um dos seus membros, o Professor Óscar Lopes.

É com grande prazer que aqui estou para saudar Óscar Lopes, Amigo de há muitos anos.

Saúdo o defensor da Paz e Cooperação entre os Povos, pela sua firmeza e pela sua coerência; saúdo o universitário pela sua seriedade e elevação do seu trabalho de investigador e pela sua actividade e eficácia do seu ensino; saúdo o companheiro que, uma vez, há mais de trinta anos, encontrei, preso com eu, na sede da PIDE, na Rua do Heroísmo.

Imagino que o Professor Óscar Lopes, lá num recanto da sua intimidade, talvez sinta uma certa tristeza, em consequência do término da sua vida profissional de professor, pela possível diminuição, daí resultante, da sua convivência com a Juventude – tristeza que talvez coexista com a alegria de ver, neste momento, tantos amigos reunidos à sua volta.

Mas estou certo de que o cidadão Óscar Lopes não verá diminuída a sua convivência com a Juventude, porque o cidadão Óscar Lopes, a Juventude e todos nós temos interesses fundamentais comuns a defender.

Com efeito, todos nós estamos profundamente interessados em dizer “Não às armas nucleares”. Todos nós estamos apostados em conseguir que, na nossa Terra, não sejam armazenadas armas nucleares. E nas acções a favor da Paz, em que o cidadão Óscar Lopes vai participar, encontrará ao seu lado (estou convencido disso) muitos e muitos jovens.

Amigos!

Pela nossa acção unida, conseguiremos que Portugal não seja reduzido à condição de fábrica nem de armazém de armas de destruição em massa.

Temos o direito e o dever de reclamar que os órgãos de soberania declarem, sem ambiguidades, que tudo farão pela desnuclearização do nosso país, que os aviões F-16 e quaisquer outros que sejam portadores de armas nucleares não virão para Portugal, nem por cá por cá passarão!

Nós temos o direito à Paz e vamos ganhar a Paz!

José Morgado (21/11/1987)

Sem comentários: